';

Olá galera,

hoje vou falar sobre 5 ferramentas que eu ja venho usando a um bom tempo e acredito que irão aumentar sua produtividade em 2019.

VSCode

VSCode

Visual Studio Code

Durante muitos anos eu utilizei várias IDEs e editores de texto, como Eclipse, ZendStudio, TextWrangler, etc mas atualmente abandonei todas e fiquei apenas com VSCode. Como a maioria dos meus projetos são feitos com PHP e Javascript (node e react) o VSCode tem me atendido muito bem. Como programador essa será a ferramenta que você mais vair usar no seu dia-a-dia.

Monosnap

Monosnap

Monosnap

No MacOS Mojave agora temos uma ferramenta de screen shot (print screen) com várias novidades e facilidades, mas eu ainda continuo usando o Monosnap. Com ele eu consigo fazer screen shots, screen recording (gravar a tela) e o melhor de tudo, subir tudo pra nuvem de forma rápida e fácil.

SourceTree

SourceTree

Source Tree

Depois de ficar vários anos gerenciando o git pelo terminal e tal, comecei a usar o source tree e isso facilitou e muito a minha vida. Acredito tambem que pra quem está começando com Git, pode ser algo muito útil e intuitivo.

ForkLift

ForkLift

Forklift

Se você gerencia varios servidores e buckets na Amazon Simple Storage Server (S3), o Forklift é uma otima ferramenta pra você. Você consegue conectar ao servidor de forma segura, e usando scp fazer transferencias de arquivo de forma rápida e fácil.

Keepass

Keepass

Keepass

Esse é a melhor ferramenta dessa lista e também a ferramenta que eu acredito que todo mundo deveria usar. Se você lembra suas senhas de cabeça, repete senhas em diversos serviços, você está fazendo isso errado. Você precisa de um gerenciador de senhas! Existem diversos serviços de gerenciadores de senhas por aí, como LastPass e 1Password, mas eles têm um problema, eles são online e de código fechado. O Keepass é open source e mantido pela comunidade o que aumenta em muito a segurança!

Deixe aí nos comentários quais ferramentas vocês usam e quais ferramentas vocês consideram necessarias para desenvolvedores em 2019.

Para saber mais

Se você gostou desse post, compartilhe com seus amigos, ajude a espalhar conhecimento!
Não se esqueça de nos serguir nas redes sociais, por que você não pode ficar de fora!

  1. Curta nossa página no facebook
  2. Não perca as atualizações no twitter
  3. Veja as dicas no instagram
  4. Siga nossos repositórios no github
  5. Faça parte da nossa lista de desenvolvedores


@emersonbroga

Programador há mais de 15 anos, sou formado em Desenvolvimento de Sistemas pela Faculdade Pitágoras e pós-graduado em Gestão Estratégica de Marketing pela PUC Minas. Trabalhei em diversas agências de publicidade e desenvolvimento de software e atualmente trabalho em projetos internacionais como FOX.com, FXNetworks.com, NatGeo.com entre outros. Estou atualmente dedicando meu tempo a ensinar programação em meu blog e redes sociais. Saiba mais em https://emersonbroga.com/e/sobre/.