Olá pessoal!

Exist um pull request que está rolando desde 2017 para uma versão do Bootstrap que virá sem o jQuery. Isso mesmo galera, depois de tantos anos, parece que o jQuery não será utilizado na proxima versão do Bootstrap.

Bootstrap 5

O desenvolvimento da 5ª verão do bootstrap, está com uma comunidade muito ativa em seu board de tarefas. Existe tambem uma conversa sobre o desenvolvimento e a compatibilidade do Bootstrap 5 que tambem está muito ativa.

Um dos pontos observados pelo “Carpetsmoker*” no Hacker News:

é um esforço de mais de um ano apenas para remover o jQuery por que ele não é mais o framework do momento

.

Uma outra coisa interessante que podemos observar nos comentários do pull request é que o suporte ao Internet Explorer também será abandonado, uma vez que o jQuery que era o maior responsável por manter o bootstrap compatível com o IE.

Acompanhe o desenvolvimento

Se você quiser acompanhar o desenolvimento você pode ficar de olho no github do bootstrap, no pull request e no board de tarefas mencionados acima e tambem ficar de olho na documentação. Veja tambem o blog do boostrap, onde você acompanha todas as novidades desse framework salva-vidas.

Obrigado pela leitura 👍👍👍

Espero que você tenha gostado desse post que foi um pouco diferente dos demais, pois não foi nenhuma dica, e sim uma notícia. Se você gosta desse tipo de post deixe um comentário a respeito para que eu saiba se devo continuar escrevendo esse tipo de post.

Se você gostou desse post, compartilhe com seus amigos e ajude a espalhar o conhecimento!

Não se esqueça de nos seguir nas redes sociais, por que você não pode ficar de fora dos novos posts.

  1. Curta nossa página no facebook 👍
  2. Não perca as atualizações no twitter 🐦
  3. Veja as dicas no instagram 📸
  4. Siga nossos repositórios no github ⌨️
  5. Faça parte da nossa lista de desenvolvedores 📨

Hashtags

#bootstrap #bootstrap5 #jquery #ie #compatibilidade

Imagem de capa do Ankush Minda no Unsplash
*Tradução livre


@emersonbroga

Formado em Desenvolvimento de Sistemas pela Faculdade Pitágoras e pós-graduado em Gestão Estratégica de Marketing pela PUC Minas trabalhei em diversas agências e atualmente trabalho em projetos internacionais como FOX.com, FXNetworks.com, NatGeo.com entre outros.