';

Olá, pessoal!

Hoje gostaria de ensinar pra vocês alguns comandos básicos do Git.

Muitos de vocês ainda não usam o Git ou nenhuma outra ferramenta de versionamento então chegou a hora de vocês aprenderem alguns comandos básicos.

Vamos lá:

Instalação:

O Git está disponível para os principais sistemas operacionais e você pode fazer o download em git-scm.com/downloads após feito o download basta instalar e estará pronto para uso.

Para os usuários de windows a versão do Git inclui também o Git bash, que é um terminal para que você possa executar comandos Git.

git --version

Use o comando git –version para verificar a sua versão do Git. Se ele mostrar algo como

git --version

git –version

git init

Esse é o comando que inicializa o repositório em sua máquina local.
Após inicializar esse comando o Git ficará atento as mudanças na pasta atual e irá criar uma pasta .git para armazenar todas as mudanças e logs desse repositório.

git init

git init

git config

Usando o comando git config –global user.name “SEU NOME” e o comando git config –global user.email “SEU EMAIL”, você irá configurar o Git de forma global em sua máquina.
Caso queira configurar apenas para esse repositório, remova a o parâmetro –global.

git config

git config

git status

Com o comando git status, você consegue ver o estado atual do repositório, se existem ou não arquivos para serem versionados.

git status

git status

git add

Git add serve para adicionar arquivos ao repositório, chamado de “stage”, ou seja, um arquivo que será comitado futuramente.

git add

git add

git commit

Esse sim, é um dos commando que você vai mais utilizar. O git commit serve para adicionar um arquivo ao repositório, fazendo o log da alteração com a mensagem do commit. Use o atalho -m”[Mensagem do commit]” para passar a mensagem ao executar o commit.

Usando o commando git commit -am”[Mensagem do commit]” ele também adiciona o arquivo ao stage antes de efetuar o commit, um outro atalho muito útil.

git commit

git commit

git branch e git checkout

O comando git branch [Nome do branch] serve para criar um novo branch, que é uma versão separada do estado atual do projeto.
Utilizando o comando git branch -b [Nome do branch] cria o novo branch e ja dá um checkout nele. O commando git checkout serve para mudar de branch.

git branch

git branch

git diff

Git diff serve para ver as alterações feitas no projeto comparando a versão atual dos arquivos com a versão anterior (desde o último commit naquele branch).

git diff

git diff

git merge

Git merge faz a junção das modificações de um branch com o branch atual.
Para fazer o merge, vá até o branch de destino, usando o git checkout e dê um git merge [branch de origem], para trazer as modificações do branch de origem para o branch atual.

git merge

git merge

Caso tenha algum conflito que o git merge não consiga resolver de forma automática você terá que resolvê-los de forma manual.

Para isso, abra o arquivo com conflito e você verá umas tags adicionadas pelo git, faça a edição manualmente e em seguida faça um commit do resultado.

Revolvendo conflitos

Revolvendo conflitos

git stash e git stash pop

git stash e git stash pop

Com o git stash, você pode salvar as alterações atuais de um branch em um espaço separado, para que você possa mudar de branch e buscar essas alterações usando git stash pop.

git stash

git stash

git log

Usando git log, você consegue ver o histórico de modificações no repositório, mostrando o autor, a data e a mensagem do commit.

git log

git log

Bom esses são os comando básicos do Git, como isso eu espero que você possa começar a versionar todo os os seus projetos de agora pra frente.

Saiba mais…

Saber usar git é de extrema importância na carreira de um desenvolvedor. Se você gostou desse post, por favor, compartilhe com seus amigos desenvolvedores.

Não se esqueça de nos seguir nas redes sociais, por que você não pode ficar de fora dos novos posts.

  1. Faça parte da nossa lista de Desenvolvedores 📨
  2. Se inscreva em nosso canal do Youtube 📺
  3. Curta nossa página no Facebook 👍
  4. Não perca as atualizações no Twitter 🐦
  5. Veja as dicas no Instagram 📸
  6. Siga nossos repositórios no Github ⌨️

Hashtags
#soudev #react #javascript #js #node #nodejs #jquery #prototype #web #webdev #developer #emersonbroga #emersonbrogadev #programador #programar #programacao
#git #github #bitbucket #versionamento #svn #githubuniverse #githubpages #githubeducation #githubdesign #githubcampusexperts

Foto de capa do Yancy Min no Unsplash


@emersonbroga

Formado em Desenvolvimento de Sistemas pela Faculdade Pitágoras e pós-graduado em Gestão Estratégica de Marketing pela PUC Minas trabalhei em diversas agências e atualmente trabalho em projetos internacionais como FOX.com, FXNetworks.com, NatGeo.com entre outros.