';

Olá, pessoal!

Hoje gostaria de mostrar pra vocês como usar o Github!

Se você ainda não leu ou assistiu o video sobre git, eu recomendo que você leia ou assita antes: “Como usar o Git, comandos básicos para iniciantes“.

Assim como o git, saber usar ferramentas como github e bitbucket são essenciais no currículo de um programador nos dias atuais.

Lembrando que os conceitos utilizados no https://github.com/ servem tambem para o https://bitbucket.org/.

Vamos lá:

O que é o Github

O github é uma plataforma para repositórios git online, que inclui uma série de ferramentas que ajudam no desenvolvimento de software. Para usar o github, você pode criar uma conta gratuita em https://github.com/join.

Criando um repositório

Criando um repositório

Criando um repositório

Para criar um repositorio, basta clicar no botão “+” e depois selecionar “New Repository“. Feito isso, você já pode colocar um nome e uma descrição no seu projeto, selecionar se será um projeto público ou privado, escolher se terá um README, adicionar um gitignore (padrão ao seu tipo de projeto) e escolher a licença do seu projeto.

git clone

git clone

git clone

Como o proprio nome já diz, usando o comando git clone [URL do Repositório], você fará um clone daquele repositório para sua máquina local, podendo então à partir daí começar a trabalhar com aquele repositório.

git remove -v

git remote

git remote

Com esse comando é possível ver a qual repositório online o seu repositório local está atrelado. O nome origin, nada mais é do que um atalho para a url do repositório.

git push

git push

git push

O comando git push serve para enviar as suas modificações feitas no repositório local, para o repositório online.

Criando um Pull Request

Criando um Pull Request

Criando um Pull Request*

O pull request é a forma de fazer um merge dentro do github, ou seja é uma requisição para que as suas alterações sejam aceitas no branch master (ou outro branch que você desejar). Uma utilidade que o github trás é a facilidade de fazer um Code Review, onde outras pessoas podem ver as alterações feitas, fazer comentários e sugestões de melhoria antes de aprovar o pull request.

git fetch

git fetch

git fetch

O git pull busca as alterações online e deixa elas para uso em seu repositório local. Após fazer um git fetch, você deve fazer um git pull para aplicar as alterações em seu branch local.

git pull

git pull

git pull

Uma vez que você está em seu repositório local, é sempre bom mantê-lo atualizado com o repositório online. Fazendo git pull você mantem seu repostório local com as últimas atualizações do repositório online evitando possíveis conflitos.

Saiba mais…

Existem ainda algums comandos que não foram mencionados aqui, mas esse é um post para te mostrar os primeiro passos para utilizar o github (e bitbucket também). Com isso você já consegue interagir com repositórios de terceiros e já está pronto para contribuir com projetos open source!

Se você quiser mais dicas, tutoriais sobre programação não deixe de participar da nossa lista de desenvolvedores e também nos seguir nas redes sociais. =)

  1. Faça parte da nossa lista de Desenvolvedores 📨
  2. Se inscreva em nosso canal do Youtube 📺
  3. Curta nossa página no Facebook 👍
  4. Não perca as atualizações no Twitter 🐦
  5. Veja as dicas no Instagram 📸
  6. Siga nossos repositórios no Github ⌨️

Hashtags
#repositorio #branch #gitpull #gitpush #soudev #react #javascript #js #node #nodejs #jquery #prototype #web #webdev #developer #emersonbroga #emersonbrogadev #programador #programar #programacao
#git #github #bitbucket #versionamento #svn #githubuniverse #githubpages #githubeducation #githubdesign #githubcampusexperts

*Um erro de português na imagem, deveria ser adicionado ao invés de adcionado.
Foto de capa do Emerson Brôga


@emersonbroga

Programador há mais de 15 anos, sou formado em Desenvolvimento de Sistemas pela Faculdade Pitágoras e pós-graduado em Gestão Estratégica de Marketing pela PUC Minas. Trabalhei em diversas agências de publicidade e desenvolvimento de software e atualmente trabalho em projetos internacionais como FOX.com, FXNetworks.com, NatGeo.com entre outros. Estou atualmente dedicando meu tempo a ensinar programação em meu blog e redes sociais. Saiba mais em https://emersonbroga.com/e/sobre/.