Olá pessoal,
esse é o primeiro post desse blog, e quero começar mostrando como usar o Zend Tool, mas todos têm muita dificuldade em configurá-lo no Windows. Esse tutorial é bem explicativo e principalmente para quem está iniciando no ZendFramework. Eu acho muito util o uso do Zend Tool para criar seus projetos… pois assim você não precisa de criar a estrutura Zend na mão.
Nesse tutorial estarei ensiando no windows Xp, mas no windows 7 é do mesmo jeito, não tem erro.
Agradeço ao Diego ( http://diegoholiveira.com ) que me ensinou como configurar.

Vamos lá…

Para acompanhar o tutorial é necessário que você tenha o Wamp (http://www.wampserver.com/en/download.php) instalado, Windows Xp e conexão com a internet.

Primeiramente baixe o ZendFramework em http://framework.zend.com/download/latest ..

Faça o Download do Zend Framework

Faça o Download do Zend Framework

Enquanto o download é efetuado, vamos configurar o php em sua máquina.
Clique com o botão direito em Meu Computador > Propriedades > Avançado > Variáveis de amiente :  Selecione “Path” e clique em editar. no final de todos os paths que estão descritos lá coloque  ‘;’ (pois todos os caminhos estão separados por ; ) e em seguida o caminho para a pasta do PHP ( No caso do wamp em sua instalação padrão fica em C:\wamp\bin\php\php5.3.0 (dependendo da versao do seu php)).

Configure o Path

Configure o Path

Feito isso abra o prompt e digite ” php -a ” … se aparecer a mensagem “Interactive Mode Enabled” está correto … se aparecer algo como “php não é um comando reconhecido, pode voltar e configurar a variavel Path novamente.

Agora que o download o Zend Framework acabou, descompacte-o e copie todos os arquivos da pasta bin  e cole na pasta do php ( No caso do wamp em sua instalação padrão fica em C:\wamp\bin\php\php5.3.0 (dependendo da versao do seu php)).

Copie o ZendFramework para o local correto

Copie o ZendFramework para o local correto

Agora crie  o seguinte caminho de diretorios “C:\php5\pear\” . Agora vá na pasta que vc descompactou o Zend e copie a pasta Zend para “C:\php5\pear\”.

Se estiver tudo ok, basta abrir o prompt e digitar “zf.bat create project NOME_DO_PROJETO” … crie seus projetos na pasta www do wamp, então via prompt vá até a pasta www do wamp e execute o comando de criar o projeto.

Crie o Projeto Zend Frame Work com o Zend Tool

Crie o Projeto Zend Frame Work com o Zend Tool

Prontinho …seu projeto estará pronto e configurado.

Espero que tenham gostado…
Muito obrigado.
[ratings]


@emersonbroga

Formado em Desenvolvimento de Sistemas pela Faculdade Pitágoras e pós-graduado em Gestão Estratégica de Marketing pela PUC Minas trabalhei em diversas agências e atualmente trabalho em projetos internacionais como FOX.com, FXNetworks.com, NatGeo.com entre outros.